sexta-feira, 4 de março de 2011

Níver da Ana! Pode Ser?

A maior pintura 3D do mundo



Lions Gate Gorge, peça criada pelo artista Qi Xinghua, foi considerada a maior pintura 3D do mundo pelo livro dos recordes Guinness.

Localizada em frente a um shopping na cidade de Guangzhou, China, a obra mede 23 metros de largura e 32 metros de comprimento. A parede ao fundo, única peça que não está no chão, possui 6 metros de altura.

Realista ao extremo, o cenário chega a causar tontura nos visitantes; muitos dizem sentir vertigem ao andar por cima da fictícia corda bamba que decora a paisagem.

O impressionante trabalho levou 1 mês para ser concluído – tamanho esforço parece ter valido a pena.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Sandy é nova garota-propaganda da Devassa


A cantora Sandy é a nova garota-propaganda da marca de cervejas Devassa, da Schincariol. A fabricante de bebidas começa a veicular nesta terça-feira a campanha publicitária da Devassa Bem Loura, protagonizada pela cantora. Ela substitui a socialite norte-americana Paris Hilton, estrela da campanha no Carnaval passado.





O primeiro filme da campanha, que vai ao ar na televisão hoje, mostra Sandy, com os cabelos pintados de loiro, na balada, e tem como tema a frase "Todo mundo tem um lado Devassa. A Sandy também".

"Queremos mostrar que todo mundo tem um lado Devassa. Mostrar que ela [Sandy] também pode beber cerveja, subir em cima da mesa e se divertir como qualquer pessoa num bar ou numa balada foi o que melhor traduziu este conceito. O filme é um convite para que as pessoas mostrem seu lado descontraído, descolado e desencanado", explicou Augusto Cruz Neto, sócio diretor da agência Mood, em nota.

Em entrevista no Rio, Sandy afirmou que ficou surpresa com o convite da cervejaria e que acredita que o tema da campanha combina com o momento que vive hoje. Após o anúncio, o nome da cerveja se tornou um dos dez tópicos mais comentados do Twitter ao redor do mundo.

O comercial teve produção da Delicatessen Filmes.

Compõem a nova estratégia de comunicação da marca anúncios com fotos e também merchandising em rádio, todos seguindo o mesmo tema.

VENDAS

No evento desta terça, a Schin divulgou que projeta aumento perto de 20% nos volumes de venda de cerveja em 2011, após expansão de 30% no primeiro bimestre. No ano passado, o volume de vendas da cervejaria subiu perto de 15%, em linha com a média do mercado.

O aumento da renda, o Carnaval mais tarde --em março-- e a expansão da marca Devassa são fatores que podem impulsionar as vendas, segundo a empresa.

"Acreditamos que em 2011 [o volume de vendas] vai crescer mais do que em 2010", disse nesta terça-feira o vice-presidente do grupo Gilberto Schincariol, durante lançamento do camarote da Schincariol na Marquês de Sapucaí.

Inicialmente, a Devassa foi distribuída no eixo Rio-São Paulo. A partir do fim do ano passado, a marca entrou nos mercados da regiões Nordeste e Sul.

"A tendência agora é a marca crescer porque a gente só trabalhava a marca em 2 Estados e estamos no resto do país", declarou Gilberto Schincariol.

A companhia encerrou 2010 com quase 12% de participação do mercado brasileiro de cerveja, mesmo patamar observado em 2009.

O grupo pretende investir R$ 600 milhões em 2011 no aumento de capacidade de produção e em logística. Em 2010, a empresa aplicou R$ 1 bilhão também em ampliação de produção, após dois anos de baixos investimentos.

"O desafio é a conquista de pontos de venda. Muita ação de produção e pontos de venda", afirmou o vice-presidente da Schincariol.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sears polemiza e quer ideias de agências perdedoras

Anunciante causa polêmica nos EUA ao exigir posse das ideias apresentadas por empresas derrotadas em concorrência.

Quem abriria mão de uma conta de US$ 500 milhões? DDB, TBWA, Deutsch, Leo Burnett são algumas delas.

Explica-se: a Sears pediu às agências que entregassem a propriedade de material e ideias utilizadas em sua concorrência – mesmo se não conquistassem a verba.

A AAAA, entidade que representa as agências dos Estados Unidos, enviou uma carta à consultoria responsável pela concorrência, a Select Resources International, solicitando que o anunciante permita que as agências mantenham a propriedade sobre os materiais.

“A AAAA tem sido muito clara no sentido de que é fora de propósito para o cliente esperar propriedade sem oferecer qualquer compensação às agências”, afirma Mitch Caplan, CMO da McCann Erickson para a América do Norte. “Se as agências entregarem suas ideias assim, estarão enviando a mensagem errada para o mercado. Sears e a consultoria não comentaram o assunto, assim como a atual dona da conta, a Y&R.

Mas executivos de agências dizem que as tentativas de tentar revisar essa regra foram em vão, já que nem anunciante nem consultoria se pronunciaram a elas. A informação que circula é que o anunciante não quer que as ideias sejam utilizadas para outros clientes e não deseja que diversas agências apresentem a mesma ideia.

Essa questão, no entanto, poderia ser sanada com uma revisão de uma das cláusulas, que daria propriedade das ideias às agências, ao mesmo tempo em que protegesse o anunciante.

Em algumas concorrências, os anunciantes chegam a remunerar as agências derrotadas com um valor entre US$ 25 mil e US$ 50 mil. Mas mesmo este valor é pequeno para as agências, que precisam investir muito mais para se preparar.

Com informações do Advertising Age.


terça-feira, 1 de março de 2011

Tipos de publicitários no Carnaval

Na semana de carnaval vivemos uma espécie de “novo Reveillon”, onde a expectativa toma conta de todos, apesar do trabalho continuar no ritmo de sempre. Aproveitando a data da maior festa popular do Brasil, imaginei como o publicitário, especialista em usar argumentos para vender produtos, usa essa habilidade para vender o seu próprio peixe para se dar bem com a mulherada, um dos objetivos do Carnaval. Segue a lista de como cada um se sairia nesta “campanha corpo-a-corpo”.





Publicitário-varejo

O cara chega na garota sem frescura e já vai perguntando se tá afim de ficar com ele. Não tem paciência para elaborar uma frase engraçadinha e, às vezes, é mal interpretado com perguntas do tipo “e aí gatinha, meu beijo tá baratinho. Quer pagar quanto”? Como ele aborda público-alvo de 16 a 49 anos, o resultado também varia muito.

Publicitário-institucional

Este cara é o oposto do anterior. Gosta apenas de marcar presença, aborda com um papo mais simples, que muitas vezes se resume a um “olá”. Como isso já é meio caminho andado para alcançar objetivo da noite, ele depende da aparência para garantir a entrega do serviço. Às vezes, nem isso.

Publicitário-stand up

Esse tipo é formado em sua maioria por recém-formados e estagiários. Como só pensam em criar anúncio “pra prêmio”, levam essa mesma estratégia para a Avenida quando usam cantadas recheadas de duplo sentido e sacadinhas sobre cultura pop que muitas garotas podem não entender. O resultado surte efeito naquelas que acham que está na moda ficar com um “nerd”.

Publicitário-nicho de mercado

Essa categoria é formada pelos Diretores de Criação e donos de agência, que preferem a quailidade à quantidade. Por isso, eles se concentram nos camarotes mais badalados do Carnaval e conquista o seu público-alvo mostrando “sem querer” a chave da sua Mercedes ou comenta do nada que está bebendo Johnny Walker. Se quiser, nem precisar abrir a boca para garantir a recompensa.

Publicitário-social media

Mesmo sabendo que estará no meio de uma multidão, ele leva o smartphone parar saber o @ do seu alvo e analisar o seu perfil antes de beijá-la. Ele espera conquistar o seu alvo dizendo “sou relevante no Twitter e muita gente curte o que eu digo no Facebook”. Pode se decepcionar e desistir de ficar com a garota quando ela pedir para tirar uma foto para colocar no álbum do Orkut.

Fonte: http://blogcitario.blog.br/2011/03/tipos-de-publicitario-no-carnaval/