sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Teaser do Documentário Gigante de Ferro

Segue aí o teaser do Documentário produzido pela turma do Curso de Extensão de Produção Audiovisual com Ênfase em Documentário, do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Crianças repudiam propagandas esnobes e manipuladoras

O cenário geralmente é carregado de cores e movimentos. Pode ter personagens, crianças ou celebridades, músicas e efeitos especiais além, é claro, de humor. Mas, afinal, o que as crianças querem ver na publicidade? Elas gostam do que veem? Essas foram algumas das perguntas respondidas pela pesquisa Kids Experts, da Turner International do Brasil – programadora responsável pelo canal Cartoon Network.

“Mãe, eu preciso disso”. A frase comum pode ser interpretada como um efeito colateral das propagandas às quais as crianças ficam expostas, mas essa visão foi desmentida pelas mais de 500 entrevistas feitas. “Para nós, a pesquisa mostrou nitidamente que estes consumidores do futuro sabem bem o que querem, com a consciência clara de que a propaganda está ali para vender”, disse Renata Policicio, gerente de pesquisa da operadora.

A relação entre publicidade e venda não desagrada necessariamente esse público. Eles esperam mais investimento e se atentam para qualidade do produto apresentado e do comercial produzido. “Nós ficamos surpresos com coisas básicas [durante a pesquisa]”, disse o vice-presidente de pesquisa da Turner, Pablo Verdin, e citou como exemplos de recursos essenciais para cativar as crianças a utilização de cores, textos enxutos e humor.

Com os dados, foi possível definir o que esse público não quer ver nos intervalos de seus desenhos: mensagens esnobes e manipuladoras, desigualdade entre o que está na tela e o que está à venda. E, claro, o que as agrada: humor, agilidade, informação direta, música, animação e personagens.

Divididos em quatro tipos de metodologias, 480 crianças foram entrevistadas em pesquisa quantitativa e outras 72 em qualitativa. Duas tecnologias foram utilizadas: a Eye Tracking (que acompanha os olhos do espectador para identificar o foco de atenção) e o Trace (que mede o interesse em diversos comerciais). Além disso, diversos grupos de discussão e oficina criativa – sob orientação de Washington Olivetto – foram formados para concluir o estudo.

As mães também foram questionadas e, em geral, consideraram que a publicidade pode ajudar os filhos a terem atitudes positivas. Além disso, se colocaram a favor da criação de regras para esse tipo de propaganda.

Por Lais Mendonça
Redação Adnews


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