quinta-feira, 15 de julho de 2010

Conar tira comercial da BomBril do ar!

A campanha “Bom Bril dá de 1001 a zero nos inimigos da natureza" – que custou R$ 30 milhões – foi suspensa pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Na campanha em questão, o garoto propaganda da Bom Bril, Carlos Moreno, faz uma comparação entre a lã de aço da linha "eco" com as esponjas sintéticas verde e amarelo. Dizendo que o produto é mais "ecológico", ele argumenta que a lã de aço enferruja e desaparece na natureza, enquanto a esponja sintética leva anos para se decompor.
O diretor de marketing da Bom Bril, Marcos Scaldelai disse que embora a empresa tenha acatado à decisão do Conar, pretende recorrer. Para ele, a campanha não denigre a imagem das esponjas sintéticas. "Nós também fabricamos esponja sintética. Mas achamos que o consumidor tem que ter informação para poder escolher."

O Conar decidiu suspender a campanha depois de acolher os argumentos das concorrentes 3M e Bettanin – produtores de esponja sintética – que alegaram ter suas imagens afetadas pela campanha.

A decisão do Conselho não questiona o quão ecológico é o produto. A medida está relacionada apenas com a questão da imagem, que no caso dos fabricantes de esponja sintética, foi prejudicada.

Veja o vídeo:



Não tão ecológico assim

Mas o produto não é novo. Informações publicadas pelo site CicloVivo, especializado em sustentabilidade e iniciativas em prol de um mundo mais ecológico, o Bom Bril eco é a mesma lã de aço já comercializada pela empresa, apenas com uma nova roupagem.

Segundo o site, a assessoria da Bom Bril chegou a admitir que a linha só ganhou a nomenclatura "eco" por ser distribuída apenas entre fornecedores com preocupações sustentáveis, sem, no entanto, especificar quais seriam essas atitudes e o quanto impactariam no meio ambiente.

Mas, para Scaldelai, a vantagem ecológica do produto é "indiscutível". "O assunto é verdadeiro. Qualquer estudo sobre esponja sintética mostra que ela leva mais de 100 anos para desaparecer", disse. "Sem falar que a esponja acumula bactérias."

Fonte: Folha de S.Paulo

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como fazer uma ótima (ou péssima) Apresentação

O Powerpoint faz parte da vida principalmente dos estudantes que precisam apresentar trabalhos em aula. Mas o seu uso é quase sempre tão eficaz quanto cartazes em cartolina que a gente fazia na escola.
Agora pense aí:
- Quantas vezes você usou aqueles efeitinhos que giravam o texto e que têm inclusive som próprio?
- Quantas vezes teve que usar fonte tamanho 12 (ou menor) pra caber todo texto na tela?
- Quantas vezes fez a apresentação de costas para a platéia, porque precisava ler a apresentação?

Pois é... uma apresentação eficaz não é tão simples!
Mas mesmo com o Powerpoint pode ser!

Confira abaixo alguns exemplos:


Como não usar o Powerpoint:




A Pior Apresentação:





A Melhor Apresentação:



(Dica do blog CHMKT)