sexta-feira, 9 de julho de 2010

Logo da Copa de 2014 é criação da agência Africa


A novela em torno do logo da Copa do Mundo de 2014 acabou hoje com o anúncio oficial. O desenho, de autoria brasileira, foi apresentado na tarde desta quinta-feira (8) em Johanesburgo durante cerimônia que apresentou o Brasil como sediador da próxima edição do Mundial.

A criação é da a agência Africa, que, a convite da Fifa, disputou com mais de 30 agências o direito de desenvolver a logomarca. Trata-se de uma imagem com mãos entrelaçadas segurando a taça Fifa, conforme ilustrado pelas imagens que vazaram anteriormente. Para o sócio da agência Márcio Santoro, o principal poder da logo são as cores e a mensagem de união entre os brasileiros com as mãos que cobrem a taça. "É uma coisa do brasileiro. Gostamos de tocar a taça e cobri-la com as mãos", afirma.

Santoro explica que o processo de escolha foi longo e burocrático. O briefing partiu da entidade, passou por várias etapas, e fez com que a peça e ideia original sofressem alterações. "Nem a agência sabia. Estamos divulgando apenas hoje para os funcionários", diz.

Segundo ele, a confirmação de que a agência fora a escolhida saiu há cerca de um mês e a missão foi manter em sigilo. A burocracia é tamanha que a agência tem autorização apenas para usar a imagem em ambiente interno por enquanto, embora o publicitátio confesse a intenção de anunciar oficialmente a vitória.

A escolha foi promovida ainda com celebridades brasileiras das mais diversas áreas, como Gisele Bündchen, Paulo Coelho, Ivete Sangalo, Hans Donner, .Ricardo Teixeira e Oscar Niemyer.

Criadora da maca, a Africa pertence ao Grupo ABC, presidido por Nizan Guanaes. Ele está há alguns dias em Johanesburgo, na África do Sul, justamente para preparar o lançamento. O Grupo também respondeu pela campanha do Comitê da candidatura do Brasil à Copa de 2014, através da MPM.

O desenho já era conhecido

Recentemente, duas versões do logo da segunda Copa brasileira foram apresentadas pelos portais iG e G1. O primeiro publicou imagens em preto e branco, enquanto o site da Globo divulgou até mesmo as supostas cores em que ele sairia.

O desenho foi registrado no OHMI - que cuida de marcas e registros de design -, pelo mesmo escritório apontado por ter revelado o desenho antecipadamente, o Richard A. Buchel, da França. E seu formato foi levemente reajustado, a pedido da Fifa.

Redação Adnews

http://www.adnews.com.br/publicidade.php?id=105875

Dani

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Piquenique


O mundo tão agitado não permite mais que as pessoas aproveitem as coisas boas da vida. Aqui na agência nós tentamos mudar um pouco isso fazendo piquenique todos os dias. Coisa bonita de se ver! Chegada a hora do lanche, cada um traz alguma coisa: bolachinha recheada, salgadinho, tudo muito saudável,vale lembrar! Usamos esse momento para discutir assuntos de extrema relevância: O final de semana que passou,semelhante dissolve semelhante entre outras coisas tão importantes quanto essas. Aqui fica a mensagem: Faça piquenique com mais frequência, isso não vai mudar nada na sua vida, mas vale a pena experimentar!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Conar julga mais de 140 campanhas no primeiro semestre

Brahma, Devassa, Activia, Fiat e McDonald's estão entre as marcas punidas

Entre os meses de janeiro e junho, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) julgou um total de 141 casos de reclamações e processos contra campanhas publicitárias brasileiras. Destes, 46 foram considerados livres de punição, 47 o Conselho de Ética obrigou os anunciantes a alterarem suas peças e 28 foram condenadas e impedidas de ser veiculadas na mídia. Segundo o portal Meio & Mensagem, Brahma, Devassa, Activia, Fiat e McDonald's estão entre as marcas punidas no primeiro semestre deste ano.

http://www.coletiva.net/site/noticia_detalhe.php?idNoticia=36203


Dani

terça-feira, 6 de julho de 2010

10 dicas para não deixar sua ideia morrer

Na última edição do Digital Creative Director's, do VCU Brandcenter, o Peter Coughter fez uma apresentação fantástica intitulada: “Great Ideas Must Live. Here's How To Make Sure They Do.”

Como o título indica, ele deu dicas bem interessantes sobre como fazer apresentações eficazes. Segundo o Coughter, as pessoas mais bem pagas na publicidade são os melhores vendedores de ideias. Portanto, se você conquistar a fama de bom apresentador, ganhará muito mais. Afinal, pra que servem estudos, análises, ideias inovadoras e ótimos trabalhos se não conseguirmos convencer nossos clientes, prospects e colegas de que tudo isso vale a pena?

As ideias aprovadas, conta ele, são aquelas que terão chances de ganhar prêmios e ter um desempenho eficaz no mercado. Afinal, são as que serão produzidas e veiculadas. Ele também lembra que, se você vende a ideia na primeira apresentação, não será necessário nenhum tipo de refação e, com isso, a agência economiza. Além disso, para quem participa de concorrências, uma ótima apresentação pode render milhões.

Pra quem não sabe, o Peter Coughter é um dos mais premiados profissionais de comunicação dos EUA (com um liifetime achievement no AAF SIlver, inclusive), além de um exímio especialista em técnicas de apresentação. Portanto, não poderia haver alguém mais apropriado para falar do assunto. Eu não estava lá, mas tive acesso ao material, que segue traduzido logo abaixo. Divirtam-se!

1 - Você precisa fazer anúncios para os seus anúncios.

Entenda que não importa o quanto a ideia é boa até que você convença quem está do outro lado da mesa a pensar o mesmo. Não interessa se é seu chefe, seu cliente, um prospect, ou qualquer outra pessoa. Você passou sabe lá quanto tempo trabalhando na sua ideia e, ainda, as agências só falam sobre a apresentação no carro, a caminho da reunião. Tire um tempo para pensar em como vendê-la. Dê uma chance para sua ideia viver. A reclamação número um dos criativos é que eles não conseguem veicular seus trabalhos. Por que será?

A maioria do que fazemos é subjetivo. Eu tenho uma opinião, o cara da mesa ao lado tem outra, e o cliente tem outra. Se você acredita na sua ideia (e se não acredita não deveria nem apresentar), encontre uma maneira de fazer seu público acreditar nisso. Você é especialista em criar peças de Comunicação persuasivas para o seu cliente. Use essa habilidade para vender seu trabalho. Você vai se divertir e vender mais.

2 – Venda primeiro a ideia do criativo. Depois, a criação.

Seu público não pensa no o problema que você resolveu com a mesma profundidade que você. Eles apenas entendem o problema. Portanto, você precisa levá-los, de uma maneira lógica, para o mesmo lugar em que você está. Você pode usar a emoção, mas você tem que vender primeiro a ideia, antes de vender a execução. Emoldure seu argumento de forma que elimine possíveis soluções, de forma que a única solução seja a sua. Depois mostre isso.

3 – Comece pelo fim.

A coisa mais importante é desenvolver um entendimento claro do que você quer da apresentação. Então, para planejar a apresentação, comece com o final. Trabalhe de trás para frente, e todo o besteirol que a maioria das agências incluem – mas que não ajudarão em nada – desaparecerá.

Não quero dizer que você deve começar a apresentar pelo fim. Apenas comece a planejar pelo fim.

4 – Conte uma história.

A pessoa com a melhor história é a que vence. Sempre. Não necessariamente o “mais” criativo. Portanto, conte uma história. Comece com algo realmente interessante e tenha certeza de que tem um final poderoso. As pessoas amam os finais. Desde o começo, você deve pegar seu público pelas mãos e levá-los por todo o caminho da sua história. Quando chegar ao final, você venceu.

5 – Conheça o seu público.

Quanto melhor você conhece seu público, maior a chance de contar uma história que os convença. É essencial saber quem são essas pessoas, do que gostam, do que não gostam, no que acreditam, o que esperam da apresentação e da sua equipe, e o quanto eles tem de coragem.

Não estou dizendo que você deve dar o que eles gostam. Apenas que você deve saber do que eles gostam para poder vender o que eles precisam.

6 – Esqueça o medo.

Todo mundo fica nervoso. Sem exceções. Se dizem que não ficam, ou estão mentindo ou são sociopatas. O truque é usar os nervos como injeção de adrenalina. Deixe-o te transportar para um nível mais alto. Um “você melhor”.

Eu aprendi que o nervosismo nunca é transmitido na mesma proporção que você sente. Nos meus workshops, as pessoas dirão que estão morrendo de nervosismo, mas quando se pergunta à platéia se o apresentador estava nervoso, eles quase sempre se surpreendem e dizem não.

Portanto, esqueça o nervosismo e vá adiante. A maioria das platéias não sabe o que pensar. Se você se demonstra confiante e confortável com o que está sugerindo, mais provável que eles se sintam da mesma maneira. O seu público tende a refletir as emoções que você expressa.

7 - Deixe muito espaço em branco.

Você não preenche todo o espaço disponível no seu trabalho. O espaço em branco é importante. O mesmo acontece com a sua apresentação. O que você deixa de fora é tão importante quanto o que fica na apresentação. Não tenha medo do silêncio. O silêncio é seu amigo. As pessoas tendem a se lembrar da última coisa que você disse antes de ficar em silêncio. Portanto, fale sobre um ponto importante, e fique quieto. Espere um pouquinho, e fale sobre outro ponto importante. Você não precisa usar todo o tempo disponível.

8 - O seu público é tudo o que importa.

Você não é o problema. E grandes apresentadores sabem disso. Eles conhecem seu material tão bem e sabem como querem apresentar.

A única coisa que interessa na apresentação é o público. Grandes apresentadores conseguem sintonizar tão bem com a platéia, que são capazes de ajustar a apresentação de acordo com o que está acontecendo ali, na hora. Você não precisa se prender ao que ensaiou. Vá lá e faça o que eles querem. E isso nem sempre está no roteiro.

9 - Ensaie, ensaie e ensaie.

Conheça tudo que vai ser falado. Saiba não só a sua parte, mas a parte de todo mundo. Não decore. Saiba tudo. Conheça o assunto. A aparência de espontaneidade é produto do ensaio.

10 - Apresentar é algo que pode ser aprendido.

O Bill Bernbach disse uma vez, "Propaganda é, fundamentalmente, persuasão, e acontece que persuasão não é ciência, mas sim uma arte”.

Essa é uma habilidade que você pode adquirir. Mas deve trabalhar muito para conseguir. Você não ficou tão bom no que faz da noite para o dia. É a mesma coisa com apresentações.

Fonte: Blog CHMKT

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Filho de Publicitário


Este vídeo demonstra um pouco do poder de influência e a força que a publicidade exerce sobre nossas vidas. Com apenas um ano de vida, o pai de João Guilherme descobriu que ao ver televisão, seu filho assistia muito mais que desenho. Ele passou a gravar marcas de comerciais que se repetiam à exaustão. Seu filho memorizou espontaneamente as marcas dos maiores anunciantes de tv e das empresas mais presentes em nosso dia-a-dia.
Eu não gostaria de levá-lo ao supermercado.




Fonte: assuntoscriativos.blogspot.com