quarta-feira, 2 de março de 2011

Sears polemiza e quer ideias de agências perdedoras

Anunciante causa polêmica nos EUA ao exigir posse das ideias apresentadas por empresas derrotadas em concorrência.

Quem abriria mão de uma conta de US$ 500 milhões? DDB, TBWA, Deutsch, Leo Burnett são algumas delas.

Explica-se: a Sears pediu às agências que entregassem a propriedade de material e ideias utilizadas em sua concorrência – mesmo se não conquistassem a verba.

A AAAA, entidade que representa as agências dos Estados Unidos, enviou uma carta à consultoria responsável pela concorrência, a Select Resources International, solicitando que o anunciante permita que as agências mantenham a propriedade sobre os materiais.

“A AAAA tem sido muito clara no sentido de que é fora de propósito para o cliente esperar propriedade sem oferecer qualquer compensação às agências”, afirma Mitch Caplan, CMO da McCann Erickson para a América do Norte. “Se as agências entregarem suas ideias assim, estarão enviando a mensagem errada para o mercado. Sears e a consultoria não comentaram o assunto, assim como a atual dona da conta, a Y&R.

Mas executivos de agências dizem que as tentativas de tentar revisar essa regra foram em vão, já que nem anunciante nem consultoria se pronunciaram a elas. A informação que circula é que o anunciante não quer que as ideias sejam utilizadas para outros clientes e não deseja que diversas agências apresentem a mesma ideia.

Essa questão, no entanto, poderia ser sanada com uma revisão de uma das cláusulas, que daria propriedade das ideias às agências, ao mesmo tempo em que protegesse o anunciante.

Em algumas concorrências, os anunciantes chegam a remunerar as agências derrotadas com um valor entre US$ 25 mil e US$ 50 mil. Mas mesmo este valor é pequeno para as agências, que precisam investir muito mais para se preparar.

Com informações do Advertising Age.


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