terça-feira, 21 de setembro de 2010

Esporte é pouco explorado pela propaganda, diz Alexandre Gama

Dono da Neogama/BBH, Alexandre Gama se juntou a outros empresários em empreitada de olho na Copa do Mundo e Olimpíadas, no Brasil em 2014 e 2016. O resultado foi o nascimento da Sport Strategy, empresa que surge para entender o esporte como "ferramenta de marketing e comunicação".

Passado o furor do lançamento, ele falou ao Adnews sobre como pretende fazer a Sport Strategy ser a solução ideal para as marcas. Entre previsões e planejamento, Gama acredita que falta “estratégia e criatividade” neste mercado e que tudo ainda é muito “tático e reativo”.

Confira abaixo o bate-papo:

- O mercado de esporte é bem explorado pelas agências e anunciantes no Brasil?

Não, não é. Tudo ainda é muito tático, oportunista e reativo por parte dos dois lados. Por isso criamos a Sport Strategy. Ela foi pensada por um ano e meio para ser a resposta planejada e sob medida para responder à necessidade desse momento único no Brasil.

- O que prever do ponto de vista tecnológico? Qual mídia será o destaque para Copa e Olimpíadas?

A questão não é de meio, mas de mensagem, de conteúdo. O que falta é estratégia e criatividade. E é isso que nós podemos e iremos aportar através da Sport Strategy. As mídias serão todas, mais a criação de novas, pensadas especialmente para o universo do Esporte.

- Como vai funcionar a parceria com agências?

A Sport Strategy não é uma agência. Ela não agencia espaço, nem esportistas, nem nada. Ela é uma empresa de criatividade e estratégia com foco na marca através da ótica do Esporte. Nesse sentido, ela pode trabalhar com qualquer agência ou empresa no momento da execução da estratégia criada. A ideia é de que se Esporte é corpo, a Sport Strategy seja a cabeça, ajudando esse corpo a se mover na direção certa para a marca.

- Qual o potencial das Olimpíadas e Copa do Mundo em termos de verba para a propaganda? Quanto vai gerar?

Não há limite. O potencial é enorme. Mas o que vai determinar o aproveitamento desse potencial são as estratégias e ideias criadas especialmente para o momento. É isso que vai separar os oportunos dos oportunistas, os estratégicos dos meramente táticos. Há tanta coisa criada e pronta para ser implantada no nosso plano geral de ações que vejo faltar dias nesses próximos 6 anos para colocarmos tudo em prática.

Por Marcelo Gripa

Dani

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