quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O 1º Anuncio de Washington Olivetto

Em 1971 Washington Olivetto criou os seus três primeiros anúncios e os três primeiros a gente nunca esquece, Washington, con certeza, não. O primeríssimo, postado neste espaço da Hora do Reclame, reproduzido do livro de Fernando Morais “Na Toca dos Leões”, não ganhou nenhum diploma, mas lhe assegurou o seu primeiro emprego; já o segundo representou a sua primeira premiação num concurso de publicidade, diploma de honra no Prêmio Colunistas. O anúncio aqui reproduzido foi veiculado apenas uma vez, na revista Etapas, de circulação restrita aos sócios do clube paulista Sírio Libanes; segundo Morais com “um involuntário merchandising” do uisque Haig. Involuntário? Merchandising ? Em todo caso Olivetto ganhou o emprego na Harding Gimenez, pequena agência do Gimenez, um ex-diretor da Proeme do Enio Mainardi. e foi nessa agencia, numa parceria com o Harding Gimenez, o Juvenal Azevedo e o Àngelo Scavuzzo que criou um anúncio da Tigre, ilustrado com uma privada de tubulação exposta e o título: “A Tigre está mudando as estruturas” . Conquistou um diploma de honra, o equivalente a finalista, na categoria Melhor Campanha Industrial. Na HGP, sigla da agência, Washington ficou apenas quatro meses para ingressar em seguida na Lince onde criava o seu, digamos, “terceiro anúncio”, desta vez um comercial para a Deca com a imagem de um pingão caindo da torneira e depois sendo chupado para dentro, a locução em off explicava o mecanismo de vedação e”a partir de agora se a sua torneira Deca vazar é porque você se esqueceu de fechar”. Olivetto não há de esquecer nunca esse ano de 1971 em que estreou na publicidade: o seu primeiro emprego, o seu primeiro diploma no Prêmio Colunistas e o seu primeiro filme marcante, o do pingão, leão de bronze no Festival de Cannes, já no ano seguinte.

www.almanaquedacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário